Em primeiro lugar, as máscaras são uma etapa adicional na prevenção do COVID-19. Eles fornecem uma barreira para evitar a propagação de gotículas respiratórias. É recomendável que todas as pessoas usem máscaras em ambientes públicos, em eventos e reuniões e em qualquer lugar em que estejam perto de outras pessoas.
Outra forma de se proteger é manter uma distância suficiente dos outros para não respirar as partículas produzidas pela pessoa infectada (normalmente pelo menos 2 metros), embora isso não possa ser garantido, especialmente em locais fechados ou ambientes com pouca ventilação.
Além disso, lave com frequência as mãos até a altura dos punhos, com água e sabão, ou higienize com álcool em gel 70%. Essa frequência deve ser ampliada não apenas quando estiver em algum ambiente público (ambientes de trabalho, prédios e instalações comerciais, etc), mas também quando utilizar estrutura de transporte público ou tocar superfícies e objetos de uso compartilhado.
Agora vamos as dicas!
Como escolher as máscaras?
Sem dúvida você encontra muitas opções de máscaras disponíveis no mercado! Em contrapartida nem todas são indicadas na prevenção do COVID-19. Com a finalidade de facilitar a escolha da máscara ideal, aqui estão algumas dicas sobre o que devemos e o que não devemos fazer.
Escolha máscaras que:
- Possuam duas ou mais camadas de tecido lavável e respirável;
- Cubra completamente o nariz e a boca;
- Encaixe-se confortavelmente nas laterais do rosto e não deixe espaços vazios;
- Tenha um fio nasal para evitar que o ar vaze pela parte superior da máscara.
Não escolha máscaras que:
- São fabricadas de tecido que dificulta a respiração, por exemplo, vinil;
- Com válvulas de expiração ou aberturas que permitem que as partículas de vírus escapem;
- São priorizados para profissionais de saúde, incluindo respiradores N95.
Isso vale para crianças?
Com toda a certeza não! Em outras palavras você deve encontrar máscaras feitas para crianças, para garantir o ajuste adequado. Verifique se a máscara se ajusta confortavelmente sobre o nariz, a boca e sob o queixo e se não há fendas nas laterais. Não utilize em crianças menores de 2 anos de idade.
E máscaras para pessoas com barba?
Certos tipos de pelos faciais, como barbas, podem dificultar o ajuste da máscara. Isto é, máscaras que se encaixam bem, vão te protegem melhor. Para ter um ajuste melhor, as pessoas com barbas podem raspar a barba ou aparar a barba rente ao rosto.
Contudo existem outras maneiras de melhorar o ajuste:
- Use um ajustador de máscara ou cinta.
- Ou utilize uma máscara descartável por baixo de uma máscara de pano que tenha várias camadas de tecido. A segunda máscara deve empurrar as bordas da máscara interna contra o rosto e a barba.
Para pessoas com barbas que não são aparadas rente ao rosto, as máscaras podem se ajustar frouxamente ao redor da barba. Seja como for, as pessoas com barbas devem usar máscara.
Use sua máscara corretamente
- Lave as mãos ou use álcool gel ou spray 70% para as mãos antes de colocar a máscara.
- Logo após coloque a máscara sobre o nariz e a boca e prenda-a sob o queixo.
- Em seguida ajuste a máscara confortavelmente nas laterais do rosto, colocando as alças nas orelhas ou amarrando os cordões atrás da cabeça.
- Se você tiver que ajustar continuamente sua máscara, ou seja ela não se ajusta corretamente, você precisa encontrar um tipo ou marca de máscara diferente.
- Por fim certifique-se de que você pode respirar facilmente.
Utilização de máscaras PFF1
Como resultado da elevada demanda por máscaras cirúrgicas durante a pandemia, todos os países estão enfrentando escassez desse produto, o que propicia a oferta de máscaras cirúrgicas inadequadas, que não atendem à Norma ABNT NBR 15052:2004
Por outro lado, máscaras PFF1, ainda que sejam descartáveis, são modelos submetidos a ensaio com penetração máxima de 20% de aerossóis, de acordo com a Norma ABNT NBR 13698:2011. Dessa maneira a utilização de máscaras PFF1 em substituição às máscaras cirúrgicas, quando estas são indicadas, não representa prejuízo para a segurança e saúde dos trabalhadores.
Conclusão
As máscaras são uma via de mão dupla, com toda a certeza as máscaras protegem a mim e a você. Da mesma forma quando todos usamos máscaras, cuidamos uns dos outros e todos ficam protegidos.
Nesse sentido a Sandré comercializa máscaras das melhores marcas do mercado e nossa sede está localizada em Goiânia capital do estado de Goiás. Venha, fale com nossa equipe técnica, que tem pleno conhecimento dos nossos produtos e está preparada para melhor lhe atender e levar soluções para sua empresa e você.
Fontes: CDC, Secretaria de Trabalho