A princípio você já sabe que a Fita VHB 3M é uma fita adesiva dupla-face produzida pela 3M . E que VHB significa “Very High Bond”. Agora o que você precisa saber é como aumentar a eficiência da fita 3M VHB.
A 3M tem um catálogo de fitas VHB que podem atender a diferentes necessidades e garante que a força de adesão que se consegue com as fitas é igual ou até superior a uma fixação mecânica, seja ela por parafuso ou rebite.
Só que para que a adesão ideal seja atingida, a preparação da superfície é muito importante.
Com toda a certeza é fácil você imaginar que se aplicar fita sobre sujeira ou gordura, a força de adesão será diretamente comprometida.
Em contrapartida não importa o quão robusta seja a fita, ou quão bem adequado seja para sua aplicação, uma superfície mal preparada irá anular a melhor fita .
Para garantir uma adesão ideal, a preparação da superfície é a chave para o sucesso.
Melhores práticas na preparação de superfície para aplicações de fita 3M VHB
Sem dúvida a maioria dos superfícies é melhor preparada quando limpamos com uma mistura 50:50 de álcool isopropílico (IPA) e água antes de aplicar as fitas 3M ™ VHB ™.
Procedimento geral para aumentar a eficiência da fita 3M VHB.
Nesse sentido para obter uma adesão ideal, as superfícies devem estar bem unificadas, limpas e secas. Os solventes de limpeza de superfície típicos são mistura de IPA / água (álcool isopropílico) ou heptano. * (Etapas A e B)
No entanto a força de união depende da quantidade de contato do adesivo com a superfície. A pressão de aplicação firme desenvolve um melhor contato adesivo e ajuda a melhorar a resistência da união. (Etapas C e D)
Geralmente, isso significa que a fita deve sofrer pelo menos 15 psi (100 kPa) na pressão de rolo ou cilindro.
Após a aplicação, a força de adesão aumentará conforme o adesivo flui para a superfície. À temperatura ambiente, aproximadamente 50% da resistência final será alcançada após 20 minutos, 90% após 24 horas e 100% após 72 horas.
Sobretudo em alguns casos, a resistência da ligação pode ser aumentada e a resistência final da ligação pode ser alcançada mais rapidamente pela exposição da ligação a temperaturas elevadas. Por exemplo: 150 ° F [66 ° C] por 1 hora.
Primer
Inegavelmente dentre todo o processo de preparação da superfície para colocação da fita, a aplicação do primer é uma das etapas principais. A função do primer é promover uma melhor adesão da fita com a superfície em que ela está sendo aderida.
Sob o mesmo ponto de vista aplicar o primer em uma superfície pode melhorar significativamente a adesão inicial e final a muitos materiais, como plásticos e tintas, devido à sua baixa energia de superfície ou aos aditivos que podem conter.
Em outras palavras o primer cria uma nova superfície para a fita 3M ™ VHB ™ aderir e também pode criar uma camada que pode impedir a migração de aditivos que podem estar presentes em um material.
É importante que o usuário determine a adequação da Fita VHB ™ 3M ™, o primer e o processo de aplicação.
Existem exceções!
Contudo existem exceções a este procedimento geral que podem exigir preparação adicional da superfície, são elas:
Óleos Pesados
Em superfícies com um filme oleoso leve ou outra contaminação leve, a solução 50:50 IPA / água é geralmente adequada.
Onde óleos pesados ou graxas estiverem presentes, um solvente “desengraxante”, como 3M Citrus Limpante, álcool mineral ou solventes semelhantes são sugeridos para cortar o óleo.
Ainda assim isso sempre deve ser seguido por uma limpeza IPA / água para ajudar a garantir que qualquer resíduo ou filme seja completamente removido.
Abrasão
Lixar uma superfície pode servir a várias funções:
Remova níveis pesados de sujeira ou óxido de metais ou tintas (por exemplo, aço galvanizado).
Crie uma área de superfície adicional que pode aumentar a adesão.
Alise uma superfície para obter mais planicidade, permitindo uma melhor área de contato. Além disso a abrasão geralmente ajuda na adesão a tintas e plásticos. Ao lixar, é importante que as fitas tenham uma superfície bem polida.
Nesse sentido arranhões muito pequenos na superfície, gerados com movimento circular em vez de movimento em linha reta, são os mais desejáveis.
Porém uma superfície com muitos micro-arranhões pode ter até 40% de área de superfície adicional disponível, o que se traduz em maior resistência final e maior adesão inicial.
Ferramentas como uma lixadeira de palma elétrica ajudam em grandes trabalhos. Evite esmerilhar uma superfície com materiais abrasivos grossos, pois eles podem criar uma textura muito áspera para que o adesivo flua adequadamente na superfície.
Sempre limpe a superfície com a solução IPA / água ou métodos adicionais descritos anteriormente, e certifique-se de que todas as partículas soltas sejam removidas antes da ligação.
Superfícies Porosas
Assim como materiais ásperos, porosos ou fibrosos, como madeira, aglomerado, cimento, etc., têm uma superfície aberta e requerem vedação para fornecer uma superfície unificada para colagem de fita.
Em síntese os materiais de vedação comuns incluem tinta, verniz ou outros revestimentos de superfície dura. O Adesivo Spray de secagem rápida também pode ser usado para unificar a superfície e melhorar a aderência da fita.
Superfícies Únicas
Vidro, pedra, cerâmica ou outros materiais siliciosos são hidrofílicos (amantes da água) por natureza. Normalmente, a natureza hidrofílica torna a durabilidade da ligação adesiva sensível à pressão suscetível a alterações sob alta umidade ou exposição à umidade.
Em termos básicos, o vapor de água pode prejudicar a união da fita e interferir nas forças normais de adesão. Os agentes de acoplamento de silano, adicionados à solução de limpeza IPA / água, podem ajudar a reduzir a tendência de “amar a água” dessas superfícies e melhorar a adesão da fita em ambientes de alta umidade.
Cobre, latão e bronze são propensos à oxidação mesmo após a aplicação da fita 3M ™ VHB ™. Para evitar o enfraquecimento da ligação, uma laca ou verniz deve ser aplicado a essas superfícies. Certifique-se de testar a adesão da fita ao selador em uma superfície de metal para verificar a boa adesão.
O PVC flexível (vinil) contém plastificantes que podem migrar para a fita e afetar a adesão. Existem várias fitas 3M ™ VHB ™ formuladas para serem resistentes à migração do plastificante, ou o adesivo plástico 3M ™ Scotch-Weld ™ 2262, diluído, pode servir como uma barreira à migração.
Materiais de borracha (por exemplo, EPDM, neoprene) podem ter baixa energia de superfície e também podem conter plastificantes e óleos. Isso requer o uso de um promotor de adesão para uma força de união estável.
Teste para compatibilidade com PVC flexível e materiais de borracha envelhecendo amostras ligadas por uma semana a 150 ° F (66 ° C) e verifique se há amolecimento do adesivo, descoloração ou redução na força de adesão.
Conclusão
Como podemos ver, aplicar a Fita VHB 3M não é simples, mas não é exatamente um bicho de sete cabeças. Portanto da próxima vez que seus amigos reclamarem do descolamento da fita VHB da 3M, envie para eles esse artigo.
Agora que você já sabe como aumentar a eficiência da fita 3M VHB, entre em contato com a nossa equipe!
Fonte: 3M ™