Antes de mais nada, é importante ressaltar a fita adesiva que a fita adesiva de celofane da marca 3M foram pequenas invenções que iniciaram uma revolução no mercado profissional e doméstico.
Além disso a engenhosidade e a inovação da 3M não diminuiu com o decorrer do anos. Em outras palavras são inúmeras as aplicações para as fitas da marca 3M.
Podemos destacar algumas aplicações bem criativas :
- A fita transparente Scotch tem servido como um escudo anticorrosivo no dirigível Goodyear;
- Cobriram rachaduras nas cascas macias de ovos fertilizados de pombo e peru, que então eclodiram;
- Um avião Taylorcraft de 1946 foi desativado depois que as vacas comeram o tecido revestido de resina na seção do leme do avião. O proprietário do avião prendeu o tecido restante sobre a seção cheia de buracos e voou para longe.
A Origem da Fita Adesiva
Richard Drew um engenheiro da 3M inventou a fita adesiva, com o propósito de ajudar os pintores de automóveis a detalhar os carros sem danificar as pinturas existentes.
Uma vez que na época, as pinturas em dois tons eram muito populares, nas oficinas de automóveis. Drew observou os pintores lutando para isolar áreas para o processo de pintura em duas cores.
A fita que os pintores usaram não selou bem ou ficou tão presa que descascou a tinta. Como resultado as fitas deixaram resíduos que estragaram o acabamento do carro. Depois que identificou o problema, Drew teve a ideia de criar uma nova fita.
Ele finalmente encontrou um adesivo que selou firmemente enquanto era liberado de forma limpa. Dessa forma a aplicou em um forro de papel crepom, o que deu à fita a capacidade de se esticar e se adaptar a curvas e contornos.
Em 1925, a 3M lançou a invenção de Drew: a fita adesiva da marca Scotch.
A fita adesiva de celofane
Logo depois de criar a fita adesiva, Richard Drew, começou a fazer experiências com adesivos para criar outro tipo de fita.
O celofane era frequentemente usado para embrulhar produtos em padarias e supermercados mas não conseguia lacrar os pacotes, ele achou que poderia usar o próprio celofane, revestido com um adesivo, para fornecer uma boa vedação.
Seus experimentos levaram ao lançamento em 1930 da fita de celulose da marca Scotch. Que mais tarde, passou a se chamar Fita de Celofane.
A evolução!
Ao longo das décadas, Drew e outros inventores da 3M desenvolveram uma ampla gama de outras fitas. Em pesquisa realizada em 1985, consumidores americanos votaram na Fita Adesiva 3M como um produto doméstico indispensável. No início do século XXI, a empresa produzia 8,85 milhões de quilômetros de fita a cada ano.
As aplicações!
A fita adesiva no decorrer dos anos não apenas evoluiu, como também aumentaram suas aplicações.
As fitas adesivas são utilizadas para uma infinidade de aplicações, por exemplo : colagem, junção, vedação, isolamento, separação, proteção, emenda, montagem, retenção temporária, marcação, advertência, reforço e reparo.
Só para exemplificar vamos usar as categorias de fita adesiva que comercializamos:
Indicada principalmente para mascaramento de pintura automotiva, residencial (paredes, portas, janelas, esquadrias, etc.).
É a solução mais prática para fixar de forma permanente ou não, objetos em diversas superfícies. Disponível para aplicações profissionais e domésticas.
Ideal para o fechamento de caixas e embalagens. Pode ser personalizada!
Para reduzir o risco de quedas e acidentes em ambientes residenciais, comerciais e industriais.
Fitas para aplicações especiais, alumínio, anti corrosiva, fitas elétricas e PTFE
Conclusão
Certamente o uso e a diversidade da fita adesiva continuarão a crescer como uma solução para fixação e união de superfícies. Já que a facilidade de uso e seu baixo custo em comparação aos sistemas de fixação tradicionais, aliados aos avanços na tecnologia de adesivos não param.
A Sandré comercializa as fitas adesivas da 3M, nossa sede está localizada em Goiânia capital do estado de Goiás. Venha, fale conosco! Nossa equipe técnica está preparada, para te atender e tirar qualquer dúvida sobre os nossos produtos!
Referências: MNopedia ,Marca Scotch™.